sábado, 19 de abril de 2014

Grupo recolhe assinaturas para impedir retirada de animais do Parque 13 de Maio

Assinaturas serão entregues no MP com o pedido de permanência do zoológico


Integrantes do grupo ‘Amigos do Parque 13 de Maio’ colheram, neste sábado (19), assinaturas dos frequentadores para evitar a retirada do zoológico do local. A movimentação foi grande devido ao feriado prolongado da Semana Santa, intensificando, assim, a busca pelo apoio da população que visitou o lugar. As assinaturas serão entregues ao Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) com o pedido de permanência dos animais no Parque 13 de Maio, que fica no centro do Recife.

Segundo o coordenador do grupo, Silvio Lucena, no mini zoológico existem cerca de 60 animais, alguns deles estão há mais de 30 anos no local. “Os animais estão aqui há muito tempo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não indica a relocação para outro lugar. Diferente do que dizem por aí, eles são bem cuidados aqui”, afirma o coordenador.

Caso a questão não seja resolvida no MP, o grupo pretende entrar com um mandado de segurança para manter os animais no parque. A intenção é que o zoológico permaneça no Parque 13 de Maio, mas que os novos animais, que nascem dentro das gaiolas, sejam levados para outros lugares, preservando, assim, o espaço público e o hábitat dos que já estão adaptados ao local.

"Ao mesmo tempo que é um problema ambiental, é também um problema social. Aqui é um espaço de lazer para os menos favorecidos. Os animais chamam atenção das crianças que não tem recursos para pagar um espaço de lazer”, ressaltou o coordenador do grupo ‘Amigos do Parque 13 de Maio’.


Alguns frequentadores se mostraram surpresos, sem entender muito bem o motivo para a retirada dos animais. “Faz muito tempo que venho aqui, desde criança. Lembro que a atração que mais gostava era essa área dos bichos. Pretendo trazer meu filho aqui quando ele nascer, tanto que assinei o abaixo-assinado”, disse a dona de casa Auriete Santos, de 18 anos.
Fonte: FolhaPE/Foto: Divulgação/Reprodução FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário