quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fiat Chrysler e Governo realizam reunião de avaliação das obras do Polo Automotivo

A Fiat Chrysler e o Governo do Estado de Pernambuco realizaram nesta quarta-feira (2) reunião de trabalho para acompanhar a evolução da construção do Polo Automotivo de Goiana. O encontro ocorreu no canteiro de obras da fábrica da Fiat Chrysler e reuniu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni,  e de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, e o procurador geral do Estado, Thiago Norões. Também participaram o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o ex-secretário e ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, e o secretário de Projetos Especiais do Recife, João Guilherme Ferraz,  além de dirigentes da empresa.

A comitiva governamental assistiu a uma apresentação sobre o avanço das obras e instalações e percorreu os edifícios que abrigam as áreas de Funilaria, Pintura, Centro de Comunicação e Prensas, onde acompanharam o acionamento da linha de prensas para testes. As autoridades visitaram também as obras do Parque de Fornecedores, composto por 12 edifícios, que abastecerão a linha de montagem com 17 sistemas de componentes.

“As obras avançam conforme o cronograma e já estão a 75% do projetado“,  disse Stefan Ketter, vice-presidente mundial de Manufatura da Fiat Chrysler/Projeto Pernambuco, acrescentando que a fábrica de automóveis e o parque de fornecedores estarão prontos para inauguração no final deste ano, para início da produção em escala comercial no início de 2015.

Ele recebeu a comitiva ao lado do presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, além de diretores, técnicos e trabalhadores da empresa. Belini destacou a importância deste investimento para Pernambuco e o Brasil. “O Polo Automotivo é um importante vetor de desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

O governador e demais autoridades puderam conhecer profissionais de múltiplas nacionalidades que participam com suas experiências da implantação da mais moderna fábrica do grupo no mundo. E também dialogaram com técnicos e trabalhadores já contratados pelo Polo Automotivo, que relataram suas histórias e experiências.

A jovem engenheira Juliana Arruda, de 24 anos, é supervisora da cabine de pintura e mostrou sua área de trabalho aos visitantes. Nascida e moradora de Olinda, Juliana é formada em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco. Este é seu primeiro emprego. Ela se sente preparada para os desafios, pois passou por programas de capacitação e esteve por quatro meses no exterior, em três plantas da Fiat na Itália ( Pomigliano, Cassino e Melfi ) e um mês na fábrica da Sérvia. “É uma oportunidade única trabalhar em uma empresa deste porte e, além disto, ter a oportunidade de passar por um programa de capacitação no exterior”, comentou Juliana.

Com perfil diferente, mas igual entusiasmo, o auxiliar de serviços gerais da área de prensas, Edmilson Pereira Soares, 43 anos, casado, dois filhos, está orgulhoso das novas funções. Ele participa da instalação do maior dos equipamentos da fábrica, a linha de prensas, onde chapas de aço são transformados em partes da carroceria dos veículos. Natural de Goiana, a cidade que abriga o Polo Automotivo, Edmilson trabalhava antes como caixeiro viajante, vendendo roupas e artigos gerais de porta em porta na cidade e arredores, além de executar trabalhos esporádicos como pintor. Agora, tem registro na Carteira Profissional e vários benefícios que conquistou pela primeira vez.

Na pauta do encontro, foi tratado também o tema logística. “Estamos acompanhando com muita atenção a evolução dos projetos de melhoria da infraestrutura na Zona da Mata Norte, onde está se consolidando um novo polo de empresas que necessitam receber insumos e escoar seus produtos. Boas condições logísticas são essenciais ao projeto de industrialização e desenvolvimento  da região”, acrescentou Ketter.

A FÁBRICA - A fábrica da Fiat Chrysler é o centro de um polo automotivo, integrado também por um parque de fornecedores responsável por produzir 17 linhas de componentes. A fábrica, a ser concluída no final de 2014, terá capacidade de produção de 200 mil veículos por ano.

Por Rosangela Santos Coelho- Comunicação Fiat Chyrsler/ Gianfrancesco Mello- Exclusiva!BR/ Foto: Anderson Stevens

Nenhum comentário:

Postar um comentário