quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Palácio do Campo das Princesas será reaberto nesta sexta para convidados

Na próxima segunda, casarão volta a funcionar como sede do governo de Pernambuco


Palácio do Campo das Princesas volta a funcionar como sede do governo de Pernambuco, na próxima segunda-feira, de novo visual. Fechado para obras de restauração em outubro de 2012, o casarão será reaberto às 18h desta sexta-feira, numa solenidade para convidados. A partir do dia 20, o público poderá conhecer o palácio, agendando visitas (visitapalacio@governadoria.pe.gov.br).

Edificação de gosto eclético (mescla de vários estilos arquitetônicos diferentes), o palácio fica na Praça da República, bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Foi construído em 1841 e passou por reformas e ampliações até 1922. Nesta quinta, o governo apresentou à imprensa as mudanças realizadas no prédio, para resgatar o projeto do início dos anos 20.

Quem conhece o casarão, perceberá detalhes até então escondidos nas paredes, forros e colunas. A novidade começa logo na entrada, com uma pintura que imita pedra na parede e nas colunas da sala principal. Era um recurso típico do início do século 20 e estava recoberto por camadas de tinta, informa o arquiteto carioca Wallace Caldas, responsável pelo restauro.

O Salão das Bandeiras, no primeiro andar, exibe outra feição, menos colorida e “mais francesa, compondo um ambiente mais palaciano”, diz o arquiteto. Depois de remover oito camadas de tinta, desenhos dourados afloraram em colunas e frisos. Todos foram recuperados, com o uso de folhas de ouro de 22 quilates.

Os desenhos florais do forro perderam as cores verde e rosa. Agora, exibem tons de creme. As cortinas das janelas seguem o padrão francês de acabamento. No piso, madeiras brasileiras (jacarandá, pau-marfim, sucupira e jequitibá) criam desenhos geométricos. “Nem precisaria cobrir com tapete”, comenta o arquiteto.

Fonte: JCOnline/Foto: Reprodução/do mesmo Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário