quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Hospital das Clínicas lança campanha pelo respeito aos trans

"Onde está a diferença? Veja além do preconceito!"

Nesta quarta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco lançou a campanha "Onde está a diferença? Veja além do preconceito!". A iniciativa pretende sensibilizar a comunidade hospitalar sobre a importância do respeito à diversidade. A ação está sendo promovida pelo HC em parceria com docentes do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em psicologia da instituição.

A princípio, serão distribuídos cartazes e banners pelo hospital em uma abordagem sócio-cultural dentro de um processo de institucionalização de um Programa de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Trans, em conformidade com a Portaria nº 2.803, de 19 de novembro de 2013, do Ministério da Saúde. O decreto redefine e amplia o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, segundo o professor Benedito Medrado, da UFPE, foi uma resposta do Governo Federal a uma decisão judicial, de setembro de 2013, que determinou ao Ministério da Saúde o cumprimento integral das medidas necessárias para possibilitar a realização no SUS de todos os procedimentos médicos para garantir a cirurgia
de transgenitalização e a readequação sexual no processo transexualizador.

O Hospital das Clínicas também formará uma equipe especializada para trabalhar ações de respeito à diversidade e traçar estratégias para garantir o monitoramento contínuo do serviço pelos usuários e pelos movimentos sociais organizados.

Dia Nacional da Visibilidade Trans
A institucionalização desta data (29 de janeiro) teve por objetivo ressaltar a importância da diversidade e respeito em relação às "Pessoas Trans”, expressão que inclui transexuais, travestis, transgêneros, crossdressers, MTF (Male to Female), FTM (Female to Male) e outras autodenominações existentes no Brasil.

Fonte: pernambuco.com/Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário