quinta-feira, 21 de novembro de 2013

IGARASSU - Servidores municipais vão às ruas cobrar promessas do Prefeito Mário Ricardo

Sindicato dos Servidores diz que falta de fardamento e material escolar, algumas escolas sem merenda e precisando de reformas urgentes e o descumprimento de devolver 20% de perda salarial dos professores, é a forma que a atual gestão de Igarassu trata a Educação

Centenas de professores da Rede Municipal, alunos, pais e líderes comunitários, com carro de som, apitos, faixas e cartazes e muitas palavras de ordem, marcharam pelo Sítio Histórico de Igarassu na manhã de hoje (21). Segundo a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Igarassu, Sra. Hélida, para chamar a atenção da população da Cidade para a triste realidade que é tratada a Educação no Município, com os descasos do Poder Público que prometeu mudanças.

Foram retirados 50% de gratificação do magistério. O ex-prefeito Gesimário Baracho devolveu 30%. O restante, o atual prefeito, Mário Ricardo (PTB), se reuniu com os Professores durantes sua campanha eleitoral, e prometeu que se eleito, de imediato faria a devolução dos 20% restantes. Os professores acreditaram, visto sua candidata a Vice-prefeita ser também uma professora do Município, que sempre esteve a frente de lutas por melhores condições da Categoria. E assim os professores fizeram sua parte.

Após a vitória nas urnas, o tempo passou, o Governo pediu calma, e os servidores pacientemente esperam. Passado praticamente um ano da administração, o Prefeito responde aos Professores que não vai mais pagar os 20% de imediato. E propõe que aceitem 2% agora e o restante parcelado até dezembro de 2015. Ou incorporar os 20% no reajuste salarial que o piso nacional exige que seja pago à categoria a partir de 2014.

A notícia veio como um balde de água fria nos profissionais que acreditaram nas promessas de um homem que se apresentava como sensível à luta dos servidores e que faria da Educação uma de suas bandeiras. Mas foi uma decepção o que sentem os professores. Principalmente os amigos da Vice-Prefeita, Elcione. Que hoje se encontra na posição de Governo e não nem aparecido para ouvir os colegas. Que muito criticou gestões passadas e que hoje se cala diante de uma proposta absurda da Admisnitração. Que vê alunos, crianças, terem como merenda cuscuz com salsichinha todos os dias ou bolacha seca. Que compactua com uma administração que deixa os alunos sem material escolar e distribui apenas algumas camisetas com sua logomarca para desfilarem, enquanto a grande maioria praticamente não tem nem o que vestir para irem à escola.

Os Professores que pararam as atividades de sala de aula hoje, de uma forma ordeira e alegre, dançando ciranda e distribuindo doces, esperam um posicionamento do Poder Público. Enquanto isto não acontece, continuarão promovendo atos públicos. Podendo a ser deflagrada uma greve geral da Categoria ainda este ano.

Na manifestação de hoje, o Sindicato recebeu apoio do Vereador Helmilton Bezerra, do João Paulo, Vice-Presidente do PSB local, dos líderes comunitários Gilmar Cícero, Édson e D. Fátima. Contando ainda com a solidariedade da Sra. Isália Alves, mãe de alunas, que diz estar também decepcionada com o atual Prefeito. Pois muitas foram as promessas e o que se vê hoje é apenas falta de investimentos na Saúde e Educação. Diz ainda que seus filhos não recebeu fardamento e reclamam da merenda quando tem.

Por Marcello Santanna/Jorna PE da Gente/Fotos: Marcello Santanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário