quarta-feira, 20 de novembro de 2013

IGARASSU - Encontrada irregularidade no Orçamento da Prefeitura para 2014

Vereador Paulo Uchôa denuncia que a Prefeitura apresentou em seu orçamento/2014, mais de 1 MILHÃO para uma fundação já extinta na Cidade desde 2011 por recomendação da Justiça

Na tarde ontem (19), na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da histórica Cidade de Igarassu, RMR, mais uma denúncia contra a nova administração do Poder Executivo chocou a todos os que se faziam presentes. Principalmente dezenas de professores da Rede Municipal, que naquela tarde, sem saber do processo de votação da Lei Orçamentária do Município, estavam para protestar descasos da atual gestão do PTB local para com a Educação.

O Vereador Paulo Uchôa (PDT), usou a Tribuna da Casa para chamar a atenção de seus nobres colegas Vereadores, de que votar no Orçamento que o Prefeito Mário Ricardo (PTB), junto com sua equipe, elaborou para o ano de 2014, é no mínimo uma falta de respeito para com o povo que os elegeram.

O Vereador falou para todos os presentes em alto e bom tom, deixando a todos perplexos com o que ouviam, o que ele chama de distorções, que numa comparação com o orçamento deixado pelo ex-prefeito Gesimário Baracho para o ano de 2013, Sua Excelência Mário Ricardo, em seu orçamento para 2014 reduz os investimentos em Educação, Saúde, Segurança, Agricultura, Habitação e Formação Profissional.

O Vereador mostrou no documento da Prefeitura, o que ele chama de absurdo, investimentos de valores altos em áreas que não são prioridade: Mais de 4,5 Milhões para manutenção da frota da Prefeitura, o que não chega a 30 veículos e mais de 1,5 Milhões em Comunicação.

Mas a "distorção" maior ainda não havia sido dita. Aquela que causaria um ar de mistério, descontentamento e decepção aos ouvintes da sessão. Paulo Uchôa denunciou que o Poder Executivo Municipal, em seu orçamento para 2014, destina R$ 1.225.000,00 (Um milhão, duzentos e vinte e cinco reais) para a Fundação de Desenvolvimento da Cultura de Igarassu-FUNDECI). O estranho é que esta Fundação foi extinta desde 2011 por recomendação da Justiça.

Após a fala do Vereador seguiram muitas discussões até que o Líder do Governo na Câmara, Vereador Maguila, pediu que a votação fosse adiada, para que o mesmo pudesse fazer uma releitura do orçamento. O que gerou uma confusão grande na sessão. Paulo Uchôa disse que se tratava de uma manobra do Executivo para pressionar os vereadores de sua base, a fim de que votem a todo custo pela aprovação da LOA. E pediu que os colegas votassem contra o pedido de adiamento.

O Presidente da Casa, Ademar de Barros (PDT) pois em votação e a maioria dos vereadores decidiram por aceitar o pedido do líder do Governo. O que causou uma revolta do público presente, que externou estar decepcionado com tudo o que presenciou.

Nessa quinta-feira (21), a partir das 16h, no plenário da Câmara Municipal, se dará continuidade ao processo de votação do Orçamento/2014.

Por Marcello Santanna/Foto: Assessoria da Câmara Municipal 


Nenhum comentário:

Postar um comentário