Prefeitura diz que canal vai melhorar escoamento de águas pluviais na área
A Agência Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) vai deslocar uma equipe, na manhã de hoje, para fazer vistoria na praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana, onde está sendo construído um canal que é alvo de reclamação dos moradores e surfistas que frequentam o lugar. Segundo eles, não há placas de informação e a obra está sendo construída sem alvará de autorização. As pessoas ainda apontam a falta de um engenheiro responsável pela obra e de uniformes apropriados para os operários. Segundo informações da assessoria do CPRH, no local será avaliado se a obra teve autorização legal para ser realizada, e se há ou não, embasamento nas denúncias feitas pela comunidade na última segunda-feira.
De acordo com o surfista Adriano Silveira, que reside há 15 anos na região, a Prefeitura do município está cometendo um crime ambiental, já que o canal levará esgoto sem tratamento diretamente para a praia de Enseada dos Corais. “Já recorremos ao Ministério Público, mas, até agora, nada foi feito”, disse. “Além de irregular, sem placas instrutivas, ameaça à praia e toda a vida marinha da região, a obra compromete a segurança da população, principalmente de crianças e idosos que circulam por lá”, ressaltou o morador.
O também surfista Alexandre Ferraz, se disse preocupado, já que ele utiliza a praia para treinar práticas do esporte. “Assim como eu, muitos surfistas treinam no lugar por que não tem riscos de ataque de tubarão. Com esse canal, há o risco de acumular entulhos que atraiam tubarões, comprometendo, assim, a nossa vida. Se não fizermos nada, em breve este paraíso se tornará um grande esgoto”, lamentou Ferraz.
Em nota enviada à Imprensa, o secretário de Infraestrutura do Cabo de Santo Agostinho, Oswaldo Vieira de Mello, informou que a obra se trata de uma construção de um canal que visa melhorar o escoamento de águas pluviais na área. De acordo com ele, os serviços iniciaram há dez dias, mas já vinham sendo debatidos há cerca de seis meses com o Ministério Público e a comunidade local.
O secretário também ressaltou que a obra está seguindo o projeto do Loteamento Enseada dos Corais, que já apresentava um traçado de canal neste trecho. O objetivo principal é solucionar os problemas constantes de alagamentos no local, pois a água acumulada da chuva estava invadindo a via de ligação entre a Praia de Enseada dos Corais e Itapuama.
Na mesma nota, ele afirmou que a prefeitura do município obedece a um termo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público, e que também é de conhecimento da Fideme CPRH. Quanto à falta de placa informativa no local, o secretário explicou que como a obra é recente a placa ainda está sendo produzida.
Fonte: FolhaPE/Foto: Reprodução/Cortesia
Nenhum comentário:
Postar um comentário