terça-feira, 8 de outubro de 2013

Riqueza e desigualdade social do Brasil podem ser temas do Enem

Com a sétima economia do mundo e figurando no bloco das nações emergentes, o Brasil é um país rico que não diminuiu a desigualdade social. O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) 2013 mostra as contradições do país que chama a atenção do mundo pelo rápido crescimento econômico. A previsão é de que o Brasil, a China e a Índia respondam por 40% da riqueza global em 2050.
O professor de geografia do Colégio Motivo, Anderson Leineker, lembrou que a desigualdade social é consequência da má distribuição da riqueza de um país. “Isso causa contraste econômico e social na população, pois apenas uma pequena parcela detém a boa parte dos recursos econômicos, enquanto que a maioria fica com uma parcela menor dos bens”, explicou. Segundo ele, os dados do Censo 2010, realizado pelo IBGE, revela a desigualdade que ainda existe no país.
De acordo com o levantamento, quase 10% da população brasileira não sabe ler e comunidades carentes ainda convivem com a falta de esgotamento sanitário. “O candidato ao Enem precisa ter uma visão crítica e entender que o crescimento econômico nem sempre está ligado ao desenvolvimento social”, indicou.
Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que só em 2032 o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses, a sexta economia do mundo. “Para isso acontecer, o país precisará investir mais em saúde, educação, transporte público”, enfatizou Leineker.

De acordo com o professor, para resolver questões relacionadas ao assunto, os feras devem prestar muita atenção ao enunciado da questão. “A abordagem pode ser feita com textos, dados do Censo 2010, gráficos ou fotografias. Os candidatos devem estar atentos a todos esses recursos utilizados na questão”, aconselhou.
Leia a matéria completa no Diario desta terça (8).
Teste seus conhecimentos sobre o assunto:
1. (Upe 2012) As desigualdades sociais no Brasil têm muitas causas e geram várias consequências. Historicamente, elas iniciaram seu desenvolvimento com a chegada dos portugueses. A Sociologia vem estudando as diferenças sociais entre os brasileiros, em diversos aspectos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
a) As condições de miserabilidade da população estão ligadas prioritariamente aos péssimos salários pagos.
b) A relação entre desigualdades e questões raciais no Brasil é um tema histórico. Por essa razão, tornou-se preocupação dos estudos sociológicos a partir da década de 1990.
c) A noção da pobreza frente às desigualdades sociais no país revela concepções com enfoques no aumento do enriquecimento, do desenvolvimento industrial e da privação relativa.
d) Os programas assistenciais (Bolsa-Família, Fome Zero e outros tantos) do governo brasileiro avançaram, mas os índices de pobreza não diminuíram.
e) O setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores, que não estão juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia brasileira.

2. (Ucs 2012) A sociedade brasileira obteve várias conquistas durante o período da redemocratização e, ao longo desses anos, implantou mudanças positivas em relação à cidadania e aos direitos civis dos brasileiros, porém [...] ainda há muito a ser melhorado. Apesar do crescimento econômico e da diminuição do número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza nos últimos anos, as desigualdades sociais ainda são profundas e estão entre os principais problemas enfrentados pela sociedade.
(PELLEGRINI, M. C. Novo olhar história. São Paulo: FTD, 2010, p. 263, v. 3. – Texto adaptado.)

Considere as seguintes afirmações sobre a sociedade brasileira.
I. Segundo pesquisas, pequena parte da população brasileira detém a maior parte da riqueza nacional, enquanto os demais ficam com a menor parcela.
II. A exploração da mão de obra infantil ocorre da mesma forma em todas as regiões brasileiras. O menor trabalha em pedreiras, na colheita de amendoim e em carvoarias, sendo seu trabalho trocado apenas por arroz e farinha.
III. As crianças em situação de rua perambulam pelas cidades, dormem sob pontes, viadutos ou marquises, alimentam-se mal e não frequentam escolas. Vivem uma realidade que ressalta a brutalidade, a violência, o desamparo, além do problema com a drogadição.

Das afirmações acima,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e III estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

As respostas dessas questões serão publicadas no próximo post do Revisando para o Enem.
Respostas do post anterior (sustentabilidade):  1-A ; 2-E
Fonte: DP/Foto: Teresa Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário