No início da noite desta quarta-feira (23), por volta das 19h30, os quatro adolescentes detidos pela polícia durante o protesto pelo Passe Livre foram liberados.
Três adolescentes assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente, e deverão responder em liberdade pelo ato infracional correspondente ao crime de desacato à autoridade. Eles foram detidos durante confronto com a polícia, na frente do Cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife, após cercarem um veículo da TV Clube/Record e gritarem com os profissionais de imprensa. A polícia interferiu com medo de que a situação saísse do controle e houve mais confusão. Depois das detenções, o movimento se dispersou e o protesto, que já durava seis horas, foi encerrado.
O quarto adolescente foi apreendido por ato infracional correspondente ao crime de dano ao patrimônio público. Foi detido quando pichava um ônibus e encaminhado para a DPCA.
Os adolescentes não têm antecedentes criminais, o que favoreceu a liberação. Além deles, uma mulher, nome e idade preservados, também foi encaminhada para a DPCA como testemunha. Ela disse que interferiu no confronto para defender os adolescentes, mas acabou sendo pisoteada pela polícia. Acompanhada pelo advogado popular Éric de Souza, ela fez um exame de corpo de delito sobre a ocorrência.
A manifestação foi acompanhada por 130 policiais militares de diversos batalhões, inluindo o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Companhia Indepentende de Policiamento com Motocicletas
Fonte: DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário