sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Enfermeiros vão às ruas pedir melhorias e reconhecimento da categoria

Manifestantes seguiram em caminhada até o Centro de Convenções


Por voltar das 15h desta sexta-feira (02), um grupo com cerca de 150 pessoas do movimento "Enfermagem Nas Ruas" se reuniu na praça do Entroncamento, na Zona Norte do Recife, e seguiu em direção ao Centro de Convenções de Pernambuco, onde está a sede provisória do Governo do Estado, a fim de reivindicar melhorias para a categoria.
Chegando ao Centro de Convenções, os manifestantes foram recebidos por representantes do Governo na sede provisória, onde entregaram uma lista de reivindicações ao governador Eduardo Campos. Recebidos pelo secretário da Casa Civil do Governo, Tadeu Alencar, o grupo apresentou dez questões específicas da categoria, consideradas cruciais para o reconhecimento da classe.
“Infelizmente não falamos com o governador, mas fomos bem recebidos pelo secretário. Eles protocolaram o documento e prometeram repassar para o governador. Até semana que vem eles nos darão uma resposta”, discursou uma das organizadoras do movimento, Carmela Alencar.
Em cima de um carro de som, Carmela também fez questão de ressaltar que o movimento também quer melhorias em razão dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse movimento também é para vocês estudantes, para que não fiquem escravos da rede particular, e para pedir melhorias no SUS, porque o SUS não é só para pobres, é para todo mundo", disse.
Leia as reivindicações do movimento:
1. Realização de concurso público para Enfermeiro, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem;
2. Fim dos plantões extras (plantão extra programado do tipo substituição de vínculos públicos);
3. Posicionamento oficial referente a violência policial ocorrida no último movimento de enfermagem;
4. Publicação no Portal da Transparência, os valores dos repasses para a saúde, inclusive a OSS;
5. Plano de cargos e carreiras e vencimentos para enfermagem no SUS estadual;
6. 30 horas estaduais para todos os serviços de saúde;
7. Investimento nos hospitais estaduais;
8. Adaptação estadual ao PL 4924 de 2009. O PL do piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; 
9. Posicionamento estadual em relação a manutenção dos vetos ao ato médico;
10. Reconhecimento das entidades sindicais da enfermagem como únicos representantes da categoria para fins de negociação.
Estas reivindicações estão pautadas na crença de que as negociações sobre os temas da pauta e a conquista dos mesmos, será uma grande vitória para uma categoria representada por mais de 50 mil profissionais de saúde em Pernambuco. Cujos frutos serão vislumbrados na melhoria substancial da assistência aos pacientes e usuários em serviços públicos e privados e fortalecimento do SUS. Enfim, por um Brasil melhor. 
Fonte: FolhaPE/Foto: Jedson Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário