A construção da Via Metropolitana Norte, que possibilitará uma nova linha de
interligação entre os municípios de Paulista e Olinda, ambos da Região
Metropolitana do Recife (RMR) e visa desafogar o trânsito naquela região, está
mais perto de sair do papel. É que ontem o governador Eduardo Campos assinou o
edital de licitação para a execução da via que beneficiará mais de 70 mil
motoristas e cerca de 60 mil usuários do transporte público que trafegam pela
PE-15 e PE-01 na direção do Recife. Com esse projeto, um novo caminho será
criado a partir da ponte do Janga (Paulista) até o início da II Perimetral
(Olinda), que deverá ser triplicada em outra etapa do Programa Estadual de
Mobilidade (Promob).O secretário das Cidades, Danilo Cabral, analisa a Via Metropolitana Norte como uma ação que não beneficiará apenas ao trânsito. “Essa iniciativa é para dar resposta não só à questão da mobilidade, mas também à qualidade de vida das pessoas que moram naquela área da Região Metropolitana”, explicou. A justificativa de Cabral apoia-se no próprio projeto da obra. Nele não está só contemplada a construção de duas pistas, ciclovia, faixa exclusiva para ônibus, viadutos e pontes. Estão previstas, também, obras de infraestrutura, construção de unidades habitacionais e revestimento do rio Fragoso. Ao todo, estima-se que mais de 12 mil famílias vão ser beneficiadas com essas iniciativas.
Após a assinatura do edital de licitação da obra, que tem orçamento estimado em R$ 126 milhões (recursos do PAC Mobilidade), aguarda-se a declaração da ordem de serviço, que deve ocorrer em janeiro do próximo ano. Com todos esses procedimentos concluídos, a execução de todo o projeto deve ocorrer em 24 meses. “Apesar desse processo, o serviço já está sendo feito. Dos seis quilômetros do rio Fragoso, já estamos trabalhando e tratando dois. Em novembro, vamos entregar 300 unidades habitacionais e iremos assinar a ordem de serviço para a construção de outras”, disse o governador Eduardo Campos.
Segundo Danilo Cabral, no quesito mobilidade, a Via Metropolitana Norte vai ser uma alternativa para circulação do tráfego que vem de todo o Litoral Norte em direção ao Recife e Paulista. “Com ela, não será preciso a utilização da Estrada dos Bultrins e do Largo do Varadouro, já bastante congestionados”, ressaltou. O secretário das Cidades lembrou ainda o benefício direto para os motoristas e usuários de ônibus que saem dos bairros de Maria Farinha, Pau Amarelo e Janga, em Paulista, e Rio Doce e Jardim Atlântico, em Olinda.
TRANSPORTE PÚBLICOCom a conclusão da Via Metropolitana Norte, novas linhas de ônibus podem ser criadas. Entre elas uma que ligará o Terminal de Integração de Rio Doce ao da PE-15, ambos em Olinda. O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, explicou que antes de anunciar novidades, será preciso fazer alguns estudos. “Devem ser feitas novas pesquisas para descobrir a necessidade do usuário”, explicou o gestor.
.........
DIEGO MENDES /Foto: Hesíodo Góes
Nenhum comentário:
Postar um comentário