sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Vai curtir o feriadão na praia? Confira quais delas não são indicadas para o banho
No litoral pernambucano, 48 praias são monitoradas semanalmente pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) para ser definida a balneabilidade, capacidade que possibilita o banho e outras atividades dependendo da qualidade da água. Das praias monitoradas do Grande Recife, oito são impróprias para o banho (confira gráfico), segundo o Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco, realizado pela CPRH.
Para definir se uma praia é, ou não, própria para banho são recolhidas amostras da água do mar que passam por análises que indicam sua qualidade. Após a avaliação, as praias podem ser classificadas como: excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria. Uma praia classificada como imprópria para banho pode apresentar sinais de poluição por esgotos ou valas, conter parasitas ou indícios de coliformes fecais. A presença desses indicadores de contaminação da água pode causar malefícios à saúde e o banho nesses locais deve ser evitado. "O banhista deve estar atento a esses índices, pois o banho em água imprópria pode ocasionar em dermatites, que são inflamações na pele, diarreia, febre ou micoses", alerta a infectologista Fátima Lima.
A divulgação da balneabilidade das praias é feita através do site da CPRH e é atualizada semanalmente após a avaliação de técnicos.
........
Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário