segunda-feira, 10 de março de 2014

Igarassu comemora 479 anos da chegada de Duarte Coelho

Em 9 de março de 1535 por Igarassu, dar-se início ao processo de colonização do Estado de Pernambuco

Desde 1996, a Câmara Municipal de Igarassu, tendo como Presidente o Sr. Ademar de Barros, e o então Prefeito Yves Ribeiro, decidem, por orientação do Professor/Historiador Jorge Paes Barrêtto, que todos os dias 9 de março se fizesse uma comemoração a tão importante data histórica, que marca a chegada do Donatário Duarte Coelho Pereira em terras de Igarassu, no que daria início ao processo de colonização da nova lusitânia, o que mais tarde ficaria conhecida como Estado de Pernambuco.

Desta forma, a Câmara Municipal, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu e a Academia Igarassuense de Cultura e Letras, promoveram na tarde de ontem (9), a Palestra abordando o tema referente ao processo de colonização brasileira e as consequências de um processo de colonização para o prolongamento histórico de uma mentalidade colonial. Sendo a mesma ministrada pelo Professor da UFPE Dr. Flávio Henrique Brayner.

Sob presidência do Vereador Ademar de Barros (PDT) e cerimoniado pelo Professor Jorge Barrêtto, o evento contou com a presença, além de um grande público e de seus anfitriões, do Ex-prefeito Yves Ribeiro, da Vice-prefeita Elcione Ramos, do Professor Valfredo Uchôa, Diretor da Faculdade de Igarassu, Sr. Júlia Maria e da Secretária de Turismo do Município.

Regado a apresentações de música, dança e poesias, o evento teve início com apresentação do Cordelista Maurinaldo Moura, que recitou um cordel contando um pouco da história da Cidade.

Em sua fala, antecedendo a tão esperada Palestra, o Sr. Yves Ribeiro, atual Secretário de Articulação Política do Estado, disse que não se pode ler a história do Brasil sem começar por Igarassu. E enfatizou que é preciso que se divulgue fortemente para todo o Estado, que queiram ou que não queiram, aqui, em Igarassu, nasceu Pernambuco.

Seguindo então a apresentação do Professor Dr. Brayner, que brilhantemente, segundo avaliação dos presentes, trouxe mais conhecimentos a todos que desfrutaram de importante e organizada comemoração alusiva a chegada de Duarte Coelho Pereira, no dia 9 de março de 1535, no lugar conhecido por Sítio dos Marcos.


Finalizando, após ouvir a execução do Hino de Igarassu, o Presidente convidou a todos degustarem de um coffee break e assistirem apresentações do Maracatu de baque solto, Águia de Ouro e dos passistas de frevo do Professor Joel Carlos. 

Por Marcelo Santana/Jornal Pernambuco da Gente/Foto: Prof. Fernando Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário