terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Prefeitura de Igarassu cria 6 novas secretarias. Agora são 22 secretarias municipais

A votação aconteceu em sessão extraordinária dos vereadores convocada pelo Prefeito. Na ocasião, por pressão da categoria da Guarda Municipal, o Executivo revolveu retirar de pauta o projeto que concedia aumento salarial apenas para alguns guardas.


Na histórica Cidade de Igarassu, RMR, nesta segunda (6), foram aprovados, em caráter de urgência, por convocação de sessão extraordinária dos vereadores, pelo Prefeito Mário Ricardo (PTB), três projetos de autoria do próprio Poder Executivo: a criação da Agência de Desenvolvimento Municipal (ADMIG), com status de secretaria, plano de cargos e carreira para profissionais de nível superior e a criação de mais 5 secretarias municipais.

A votação do projeto de plano de cargos e carreira foi aprovado unanimemente. Porém, os dois outros projetos não tiveram votos favoráveis dos vereadores da oposição. Os mesmos disseram entender a necessidade de se fazer algumas reformas administrativas, mas não aceitam que a população não seja consultada em audiência pública, para que se discuta e avalie quanto a real necessidade de se criar mais secretarias.

Para o Vereador Paulo Uchôa (PDT), o governo municipal precisa ser eficiente e ter a sensibilidade de que uma cidade se governa para todos e não para um grupo de amigos. Pois estes projetos precisariam ser submetidos a um amplo debate com todos os segmentos da sociedade, lideranças comunitárias, sindicatos, ONG’s, todos os Poderes e cidadãos interessados.

Paulo Uchôa diz ainda que é de se estranhar o Prefeito deixar passar 2013 para só agora, a Câmara de recesso e a sociedade apenas preocupada com as festividades de Ano Novo, se mande para aprovação projetos que criam mais secretarias e consequentemente aumentam os gastos com a folha de pagamento.

O Vereador Professor Helmilton (PCdoB) relembrou que o Prefeito quando era oposição da gestão passada, foi para as rádios e jornais criticar a criação de 3 secretarias. Mas agora que estar prefeito, cria mais 6 secretarias e ao longo do ano mais e mais cargos comissionados. Para o Parlamentar, o atual governo é fraco e errou muito durante 2013, e já inicia 2014 cometendo mais erros.

Sendo 13 vereadores, onde 9 são da base aliada do Governo, não foi difícil se aprovar todos os projetos. Mesmo os 4 vereadores da oposição terem votado contra.
No pacote de projetos apresentados pelo prefeito estava o que concedia aumento salarial apenas para os guardas municipais, que fazem a função de motorista de autoridades do Município. Mas de última hora foi retirado de pauta, a pedido do próprio Executivo. Uma vez que a Categoria se manifestou, compareceram a esta sessão e colocando nas redes sociais fatos que comprovavam que esse seria um projeto incoerente e desrespeitoso, privilegiando tão somente um pequeno grupo.

Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Fotos: Marcelo Santana- 1ª foto, arquivo do Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário