No primeiro dia após o fim do prazo para emplacamento dos veículos ciclomotores, ou cinquentinhas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) realiza, nesta quinta-feira, uma série de blitze em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os locais não foram divulgados pelo Órgão. Os proprietários das cinquentinhas sem placa, flagrados em circulação nas vias públicas, estarão cometendo infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo. Um caminhão prancha participa da operação para recolher as motos apreendidas.
Apesar da queda da exigência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Tipo A aos condutores, o órgão dá continuidade às operações para exigir também a apresentação da documentação do veículo, que pode ser a nota fiscal de compra e, principalmente, do uso dos equipamentos de segurança, como capacete com viseira.
O prazo para emplacamento, encerrado às 16h desta quarta-feira não será prorrogado. No entanto, os proprietários das motonetas que compareceram ao órgão para efetuar o registro e licenciamento até a data limite mas que não concluíram o serviço em razão de não terem conseguido obter a emissão do documento de "Nada Consta" expedido pela DPRFV e/ou o cadastro do veículo na Base de Índice nacional (BIN), realizado pela concessionária ou fabricante do veículo, terão no máximo 30 dias para providenciar a documentação e concluir o processo. Até lá, os condutores deverão portar o protocolo/comprovante de requerimento efetuado junto a DPRFV ou à concessionária/fabricante. Assim que estiver de posse dos documentos exigidos, os usuários deverão agendar o atendimento pelo site www.detran.pe.gov.br para regularizar a situação do ciclomotor junto.
Quem compareceu ao Detran realizou a vistoria veicular, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que exige o número do chassi, o número do motor, além do perfeito funcionamento de itens obrigatórios, como seta, farol, lanternas de freio, buzina e retrovisor.
Fonte: Pernambuco.com/Foto: Reprodução TV Clube
Nenhum comentário:
Postar um comentário