domingo, 5 de agosto de 2012

Emoção e alegria marcam a reabertura da Igreja do Carmo, em Olinda

Templo passou por um grandioso trabalho de restauração, que levou 18 anos

       Peu Ricardo

Centenas de fieis marcaram presença na manhã deste domingo (05) no Sítio Histórico de Olinda, para a solenidade de rededicação da tradicional Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Após 18 anos em reforma, o minucioso serviço no templo foi concluído, sendo reentregue aos pernambucanos. A obra foi orçada em R$ 7.132.626,45.
Uma procissão assinalou o processo de reabertura da igreja, dentro da programação que teve início desde a última quinta-feira (02). A população seguiu em caminhada, partindo da Igreja de São Pedro Mártir em direção ao Carmo, onde uma missa foi celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
A obra restaurou toda a arquitetura da secular igreja. A cantaria (elementos de pedra) passou por reformas nas áreas interna e extena. O serviço também incluIu a consolidação estrutural como o piso, o telhado, revestimento da paredes e também a colina. O templo é considerado a primeira igreja da ordem dos Carmelitas a ser construída em terras brasileiras, no ano de 1580 e ganhou um novo sistema de hidráulica, iluminação, além da aquisição de novos móveis.
Vários católicos se mostraram emocionados diante da imponente construção, que traz consigo lembranças do passado e muitas realizações. Os carmelitas retomam a responsabilidade pela igreja, que deve retomar as suas atividades normais.
............
MARCÍLIO ALBUQUERQUE, com informações de LEOPOLDO MONTEIRO - da Rádio Folha FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário