Peu Ricardo
Centenas de fieis marcaram presença na manhã deste domingo (05) no Sítio Histórico de Olinda, para a solenidade de rededicação da tradicional Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Após 18 anos em reforma, o minucioso serviço no templo foi concluído, sendo reentregue aos pernambucanos. A obra foi orçada em R$ 7.132.626,45.
Uma procissão assinalou o processo de reabertura da igreja, dentro da programação que teve início desde a última quinta-feira (02). A população seguiu em caminhada, partindo da Igreja de São Pedro Mártir em direção ao Carmo, onde uma missa foi celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
A obra restaurou toda a arquitetura da secular igreja. A cantaria (elementos de pedra) passou por reformas nas áreas interna e extena. O serviço também incluIu a consolidação estrutural como o piso, o telhado, revestimento da paredes e também a colina. O templo é considerado a primeira igreja da ordem dos Carmelitas a ser construída em terras brasileiras, no ano de 1580 e ganhou um novo sistema de hidráulica, iluminação, além da aquisição de novos móveis.
Vários católicos se mostraram emocionados diante da imponente construção, que traz consigo lembranças do passado e muitas realizações. Os carmelitas retomam a responsabilidade pela igreja, que deve retomar as suas atividades normais.
............
MARCÍLIO ALBUQUERQUE, com informações de LEOPOLDO MONTEIRO - da Rádio Folha FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário