Com o sentimento de promover maiores mecanismos que garantam maior segurança às mulheres, o Vereador do Município de Igarassu, Região metropolitana do Recife, Marcos das Neves, criou o Projeto de Lei de nº 3141/19 que institui a Patrulha Maria da Penha. Segundo manifestada opinião de muitas mulheres, um avanço na garantia de direitos nas políticas públicas para mulheres do município.
O Patrulha Maria da Penha trata-se de uma central de atendimento à mulheres que sofram de agressões de seus companheiros(as). Um número de telefone é disponibilizado. A vítima liga e uma viatura da Guarda Municipal é imediatamente acionada para se dirigir ao local da ocorrência. Daí as medidas de atuação pela Guarda se farão dirigidas ao agressor/agressora. E a vítima, após receber os iniciais procedimentos de acolhimento, é encaminhada a um programa de proteção à mulheres vítimas de agressão doméstica, recebendo acompanhamento de assistência médica, psicológica e social.
O Projeto, que já foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, segue para apreciação do Poder Executivo. E, para garantir maior viabilidade do Patrulha Maria da Penha, Marcos das Neves também estará destinando através de emendas impositivas um montante financeiro para compra de uma viatura exclusiva e outros recursos necessários. E, também, já apresentou uma Indicação Parlamentar para que a Prefeitura promova um novo concurso público para aumentar o contingente da Guarda Municipal, o que se poderia destinar, exclusivamente, alguns homens à disposição do Patrulha Maria da Penha.
Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Divulgação/Reprod. Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário