Objetivando criar uma relação de proximidade do Poder Legislativo com a população, a Câmara de Vereadores do Município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, criou o Programa Câmara nas Comunidades. Onde, durante um período legislativo, as sessões ordinárias acontecem, nos mesmo moldes que são realizadas na Sede do Poder, nas comunidades do Município. A ordem de escolha dessas comunidades são definidas em discussão pela Mesa Diretora em concordância com o colegiado.
A estreia desta nova edição do Câmara nas Comunidades, este que acontece há mais de 10 anos, foi na Comunidade do Loteamento Agamenon Magalhães, no dia 1º de outubro. A segunda comunidade contemplada foi o Loteamento Santo Antônio, na última terça-feira, 8.
Nessas Sessões o população, após o rito formal da sessão, os moradores podem fazer uso do microfone para fazer seus agradecimentos, solicitações, reclamações ou até críticas, se assim desejarem.
Muitas pessoas, por incrível que pareça, não conhecem os vereadores de sua cidade. Muito menos têm o conhecimento das verdadeiras funções de um vereador. Chegando, ainda, a achar que é de responsabilidade de vereador calçar ruas, dar cestas básicas, construir escolas, creches, e por aí vai. Nessas sessões as pessoas passam a ter esses esclarecimentos, como também saber o que os vereadores em que votaram estão fazendo pelo município. É um momento rico em que todos, parlamentares e população, ganham. E mais: as reclamações e solicitações feitas pelos moradores não ficam sem respostas. A Câmara toma nota de tudo, dar os devidos encaminhamentos para o Poder Executivo, e depois volta com as respostas para a comunidade.
As próximas comunidades a receberem o Câmara nas Comunidades serão divulgadas no Site e nas Redes Sociais da Câmara de Vereadores de Igarassu.
Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Divulgação/Reprod. Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário