Desde o dia 30 de agosto uma mancha escura de óleo tem aparecido em algumas praias do Brasil, principalmente no litoral do Nordeste. Ainda não se sabe a origem desse suposto vazamento.
"Desde o dia 2 de setembro, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) tomou uma série de ações com a Marinha, a ANP (Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis), a Petrobras e vários órgãos estaduais e municipais relacionados ao meio ambiente para minimizar os impactos do óleo."
Várias prefeituras, inclusive de Pernambuco, onde a mancha já chegou, têm reunido equipes técnicas e voluntários para estudarem formas de prevenção e combate a essa mancha que tem causado prejuízos ambientais.
A Prefeitura do Município de Igarassu, por iniciativa de seu Prefeito, Mário Ricardo, convocou, emergencialmente, secretários municipais, técnicos, defesa civil e outros, de forma a constituir uma comissão de desastres ambientais. A atenção inicial é com a mancha de óleo. "Ontem, reuni os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Cidade e a Defesa Civil para formamos a Comissão de Desastres Ambientais. Esse óleo está atingindo vários pontos do Nordeste, já são mais de 100 municípios afetados, e por isso precisamos nos previnir para que estejamos preparados para o pior. Até o momento, nenhum resíduo chegou em nossas praias, mas já estamos sobrevoando toda costa da cidade para averiguação. Sigo fazendo o máximo possível para cuidar da nossa gente, além do nosso meio ambiente, muitas famílias Igarassuenses sobrevivem da pesca, do marisco, e não podemos ficar de mãos atadas esperando. Seguimos juntos, por uma cidade melhor!" - disse o Prefeito de Igarassu.
Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Ivonildo Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário