sábado, 19 de outubro de 2019

Câmara de Vereadores recebe prestação de contas das Secretarias de Finanças e Saúde, e também do IGAPREV



A Câmara de Vereadores de Igarassu, recebeu, física e expositivamente, na manhã do último dia 15 do corrente mês, a prestação de contas quadrimestral das Secretarias de Finanças e Saúde, bem como do IGAPREV - Regime Próprio de Previdência Social de Igarassu.

Após busca pela justificativa do atraso de data da apresentação de contas, cobrado apelo Presidente da Câmara, Vereador Ademar de Barros, as apresentações seguiram com início pela Secretaria de Finanças, tendo como expositor o Contador do Município, Sr. Ronaldo. Seguido do IGAPREV, pela Dra. Ezi, e, encerrando com a prestação da Saúde pelo Sr. Reginaldo.


As apresentações das Secretarias de Finanças e Saúde sofreram questionamentos do Presidente da Casa, que, entre os pontos interpelados, o considerado índice de aumento de gastos com pagamento da folha de pessoal é inaceitável. Segundo o Presidente a Gestão Municipal não tem tido a devida competência para administrar corretamente esta situação. E por isto, as contas do Poder Executivo vem sendo encaminhadas ao Legislativo pelo Tribunal de Contas com sugestão de reprová-las.


Quanto a prestação do IGAPREV, Ademar de Barros mostrou-se muito preocupado, pois de acordo com o que fora dito pelos representantes do Instituto, a situação é gravíssima. Sua preocupação aumentou quando a Advogada Ezi disse que da forma que anda, na instabilidade do cenário nacional da reforma previdenciária e algumas situações de problemas de governança municipal, nos próximos três anos o caixa do IGAPREV estará zerado, o que significa que não se terá como pagar os aposentados.


Ademar de Barros sugeriu, para que se tenha maior esclarecimento dos repasses pela Prefeitura para o Instituto, no que se refere as contribuições previdenciárias dos servidores e patronal, que se faça logo uma auditoria. E que se busque, num esforço coletivo dos Poderes e do IGAPREV, mecanismos emergenciais para conter e a situação de baixa receita hoje gerada para o Instituto.

Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Divulgação/Reprod. Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário