quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ceia de Natal mais cara em 2014. Procon-PE dá dicas

Como era de se esperar, devido ao comportamento geral do preço de alimentos e bebidas neste ano – responsáveis pelas maiores pressões na inflação -, a ceia de Natal está mais cara na comparação com anos anteriores. O Procon em Pernambuco divulgou nesta quarta que há produto (bacalhau) até 56,59% mais salgados frente ao fim de ano de 2013. O órgão constatou que, em alguns itens, a diferença percentual de preço entre os estabelecimentos chega a 286,36%.

Foram pesquisados os principais itens que compõem a ceia de Natal, como queijos, vinhos, espumantes, panetones, carnes, aves, biscoitos, frutas secas. Em relação ao ano passado, o maior aumento foi verificado no bacalhau saithe (56,59%), que, há um ano, custava em média R$15,25 e, neste ano, custa R$23,88.

O Procon-PE também listou dicas importantes para os consumidores na hora das compras dos presentes de fim de ano. A pesquisa de preços foi realizada entre os dias 8 e 15 de dezembro. O levantamento foi feito em 15 estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife.

ORIENTAÇÃO
O Procon-PE recomenda que o consumidor faça uma cuidadosa pesquisa de preço. É preciso avaliar sempre a relação preço x qualidade e
ficar atento às informações contidas nos rótulos como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação. No caso dos
produtos importados, as informações do rótulo devem estar traduzidas para a língua portuguesa.

DICAS PARA COMPRAS DE NATAL
O Procon-PE também listou algumas dicas importantes para o consumidor na hora de fazer suas compras de natal. As recomendações abrangem temas como troca, defeitos nos produtos, compras pela internet, compras de eletroeletrônicos, entre outros assuntos.

Confira maiores informações no site do Procon-PE:  http://www.procon.pe.gov.br/


Fonte: JConline/Foto: Isabela Valle/Arq. JC Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário