terça-feira, 31 de outubro de 2017

IGARASSU: Grande maioria dos vereadores decide se dar o direito de ter 4 recessos por ano

Apenas o Vereador Paulo Uchôa, que teve seu projeto de redução de recessos suspenso, votou contrário à decisão da maioria

A Câmara Municipal da Cidade de Igarassu, diferente da grande maioria das casas legislativas do Brasil, volta a ter em seu Regimento Interno o direito dos vereadores terem 4 períodos de recesso legislativo. São quatro meses sem que eles precisem comparecer aos trabalhos de sessões ordinárias, acontecidas em plenário.
No entanto, o Vereador Paulo Uchôa (PDT) apresentou uma emenda parlamentar reduzindo de quatro para dois recessos. A proposição foi aprovada no ano passado (2016) e começou a vigorar este ano. Porém, insatisfeitos com esta decisão, os nobres servidores do povo, por iniciativa da Mesa Diretora, apresentaram uma nova proposta para que voltassem a gozar do direito dos 4 recessos. Por 14 votos a favor e apenas 01 contra, este único sendo do Vereador Paulo Uchôa (PDT), os parlamentares tiveram a proposição aprovada.
A decisão provoca uma reação de insatisfação de grande parte da opinião pública, que gostariam que os vereadores tivessem o mesmo direito que os trabalhadores normais, ou seja, 1 recesso por ano. A decisão é entendida como abusiva.
Segundo o Presidente da Casa, Elvis Henrique (PSDB), que disse à Redação do Jornal PE da Gente ter faltado no dia da votação, a medida reduzirá gastos públicos. E que mesmo nos recessos os parlamentares continuarão em atividades. E que a administração da Casa continua funcionando.

A Sede do Poder Legislativo funciona de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 13h. Nas terças e quintas-feiras, a partir das 16h, acontecem as sessões plenárias, sendo obrigatória a presença dos vereadores.

Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Reprod. Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário