quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Aniversário do frevo terá programação especial no Paço do Frevo

Museu completa três anos de atividade e vai receber homenagem do Iphan

Nesta quinta-feira, o mais pernambucano dos ritmos completa aniversário. O frevo completa 110 anos com programação especial para aquecer os foliões às vésperas do carnaval. No mesmo dia, o Paço do Frevo, no Bairro do Recife, comemora três anos de atividade. 

Para celebrar o aniversário do Paço, haverá programação intensa com a participação do ministro da Cultura, Roberto Freire, do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, do diretor-presidente do IDG, Ricardo Piquet, e de um representante do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, além de Vilma Guimarães, da Fundação Roberto Marinho. 

A programação começa às 9h com um café da manhã com orquestra de frevo e acolhimento com música e poesia. Ainda pela manhã, haverá apresentação artística de alunos de Prática de Orquestra de Frevo de Bloco e Canto-Coral, também se apresenta no local a Orquestra Acadêmica do Paço do Frevo junto com a Mostra da Escola de Dança.

O Paço receberá o Certificado Centro de Referência do Iphan e será lançado o Dossiê de Candidatura, com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogea, e da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves.

À tarde, às 14h, o museu recebe a palestra “Frevo, Capoeira e Passo” com o teatrólogo e escritor Reinaldo de Oliveira, realizada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Às 15h30, haverá um duplo lançamento de livros dedicados a biografias marcantes na história da música pernambucana: Claudionor Germano - A Voz do Frevo, de José Teles, e a biografia do maestro Ademir Araújo, Maestro Formiga - Frevo na Tempestade, de Carlos Eduardo Amaral, ambos publicados pela Companhia Editora de Pernambuco.

As comemorações no Paço do Frevo acabam às 17h com o Encontros de Estandartes, Flabelos e Bonecos, num evento festivo dedicado às agremiações de frevo, como clubes, troças e blocos em frente à fachada do Paço.

Fonte: Pernambuco.com/Foto: Reprod. Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário