sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Enlatados fazem mal à saúde ou isto é ilusão? Há controvérsia.

Entidade defende o consumo, mas nutricionista faz alerta sobre o uso dos alimentos industrializados


De acordo com a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), enlatados não fazem tão mal à saúde quando se reverbera por aí. Aliás, produtos envasados em latas de aço teriam, inclusive, vantagens sobre alguns alimentos in natura, além de não levarem conservantes e aditivos químicos, segundo informações do órgão. A Abeaço ainda esclarece algumas dúvidas frequentes sobre esse tipo de embalagem, como o que fazer quando uma delas está amassada. Mas será que os industrializados são tão inofensivos assim? A nutricionista Mariana Alencar Nobre, especialista em Gestão da Qualidade e Vigilância Sanitária em Alimentos, fez algumas observações sobre o tema.

Dependendo da marca e do conteúdo, algumas das latinhas podem, sim, ser livres de conservantes ou aditivos, mas uma grande parte contém esses e outros componentes nocivos à saúde, alerta a profissional. "Nitratos e nitritos, utilizadas na conservação de alguns enlatados e embutidos, se transformam em uma substância altamente cancerígena quando consumida com muita frequência. Enlatados também levam corantes, estabilizantes e acidulantes, além de terem alto teor de sódio", avisa Mariana.
Ainda com informações da Associação, tomate em lata tem três vezes mais licopeno do que o narural devido ao seu processo de cozimento dentro da própria lata. "Estudos comprovam que o nosso organismo absorve melhor o licopeno quando a sugstância é exposta ao cozimento, ou seja, o calor aumenta a biodisponibilidade dela, tornando-a mais presente do que nos tomates frescos", diz a Abeaço. O milho enlatado, 40% menos calórico do que o cozido em casa, e a feijoada em lata, 30% mais leve que a tradicional, são exemplos de alimentos que ganham vantagens nutricionais ao serem comportados em latas de aço.
Mas ainda que certos produtos enlatados apresentem alguns benefícios para o corpo, alimentos naturais e frescos serão sempre opções mais saudáveis. "Por fornecerem mais fibras, vitaminas e minerais ao organismo quando comparados com os enlatados, nos quais existe uma perda significativa de nutrientes. Sem dúvida, as latinhas são opções bem atrativas e práticas ao dia a dia, porém é importante levar em consideração os valores nutricionais dos diversos tipos de alimentos encontrados no mercado e fazer escolhas inteligentes visando o bem-estar e a saúde", aconselha a nutricionista.
Quanto às latinhas amassadas, não há problema algum em consumir o alimento, de acordo com a Abeaço. "A embalagens são revestidas por uma película protetora flexível que resiste às deformações. Mas as latas perfuradas ou estufadas devem ser evitadas, pois essas alterações indicam reações químicas que podem inviabilizar o consumo.
*Agradecimento ao Mercadinho Opção
Serviço
Mariana Alencar Nobre é nutricionista, especialista em Gestão da Qualidade e Vigilância Sanitária em Alimentos e Pós-graduanda em Nutrição Esportiva.
Fonte: FolhaPE/Milenna Gomes/Foto: Leo Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário